quinta-feira, 8 de março de 2012

DNA Espiritual



O DNA é responsável por todas as informações codificadas em cada ser humano. Quando a Bíblia ensina que nós humanos fomos criados à imagem e semelhança de Deus, não significa que Deus seja humano, e que tenha inclusive mapa genético; aliás, isto seria completa heresia, porque se Deus tivesse características humanas, teria também um mapa genético, e, portanto, teria descendido de algo anterior. Imagem e semelhança significam: semelhança espiritual, ou seja, meio pelo qual podemos nos relacionar com o criador
Desse modo, a ação do Espírito de Deus sobre a vida de seus escolhidos, significa transferência de informação, isto é, do mesmo modo que por meio do DNA todos nós herdamos informações genéticas de nossos antepassados, por meio do Espírito Santo herdamos as virtudes doadas por Deus. Há várias passagens bíblicas que ensinam sobre isto.

Jr 31:33Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o SENHOR: Na mente, lhes imprimirei as minhas leis, também no coração lhas inscreverei; eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. Esta passagem é belíssima, pois, nos ensina que Deus deseja se relacionar conosco, e mais ainda, deseja que sejamos semelhantes a ele em santidade. Aliás, é o que aprendemos com a passagem de 1Pe 1:16, Sede santos, porque eu sou santo. Entretanto, apesar de herdarmos características genéticas de nossos ancestrais, cada um de nós é livre para fazer as próprias escolhas. Ao longo de nossa infância coletamos informações de todas as formas e sentidos, e vamos adicionando como num “banco de dados”; e é por meio desse “banco de dados”, ou “consciência e subconsciência” que iremos desenvolver nossa personalidade e nosso caráter. Isto significa que, apesar de cada ser humano herdar 99,9% do mapa genético de seus pais, não existe ser humano igual, nem mesmo gêmeos univitelinos são iguais. De igual modo, apesar de termos recebido a imagem e semelhança de Deus, não somos iguais a Deus, porque Ele nos formou dotados de liberdade. Apesar de Deus ter imprimido em nossa imagem e semelhança a consciência, ainda assim, cada ser humano é livre para escolher seu caminho.
O DNA do Corpo de Cristo trouxe o mapa genético de seus antepassados, perfazendo sua natureza humana; mas em seu próprio corpo, Jesus também teve a sua natureza divina, uma se fundindo na outra, ou seja, inseparáveis, porém, não semelhantes e nem confusas. Assim, por meio de seu corpo humano, Jesus nos mostrou que estava em todo tempo em comunhão com o Pai, interagindo com todas as virtudes divinas que se manifestaram na sua encarnação, sobretudo no dia de seu batismo, quando da descida do Espírito sobre ele, e conseqüentemente, em seu ministério e testemunho.
   Portanto, esse é o mistério do DNA, pois, apesar de herdarmos a quase totalidade de informações necessárias para que se formem a nossa personalidade e nosso caráter, ainda assim, escolhemos nosso caminho, fazemos nossas escolhas. E também, apesar de termos sido formados conforme a imagem e semelhança de Deus, ainda assim, não somos robôs, ou marionetes nas mãos de Deus, programados para fazer apenas escolhas programadas. De fato, glória maior para Deus é, respeitar a nossa liberdade, e ainda assim, encontrar filhos que têm prazer em adorá-lo como absoluto Senhor.
Rev. Adilson de Souza Filho


Nenhum comentário:

Postar um comentário