quarta-feira, 21 de abril de 2010

O santo e o profano, o imundo e o limpo, o justo e o ímpio

aquele que é separado para Deus deve, como Abraão, estar vigiando sua casa, tanto sua família como seu corpo espiritual, para que nenhum pecado os contamine, e observar sempre as estradas, sempre atento à chegada do inimigo.

É interessante observar que foi nessa ocasião, quando Abraão estava separado, vigiando à porta da tenda, que Deus anunciou que separaria o justo Ló do meio da pecaminosa Sodoma. Em Gênesis 18.23, vemos Abraão pedindo a Deus que separasse o justo do ímpio: “E, aproximando-se a ele, disse: Destruirás o justo com o ímpio?”. Ou seja, o separado é aquele que está vigiando a porta de sua tenda e escondido à sombra de Deus.

Ou seja, o “santo” é aquele que se separa para unir-se, que abandona os desejos e o pecado para estar junto a Deus. Somente por meio de Cristo podemos alcançar a verdadeira comunhão com Deus, pois sé ele é o verdadeiro Emanuel, o “Deus conosco”
Ele é restituído à comunhão com Deus através do sacrifício vicário de Jesus Cristo. Além disso, o santo mostra para o ímpio a porta, que é Jesus, pois ele mesmo disse: “Eu sou a porta das ovelhas” (João 10.7). Assim como Abraão, que estava separado para Deus na porta de sua tenda, o santo anuncia ao mundo o caminho da salvação e mostra ao pecador como se reconciliar com Deus.

O temor e o respeito a Deus é o princípio de toda a sabedoria (Provérbios 1.7). O verdadeiro santo é aquele que se “dobra”, que se submete à vontade de Deus, reconhecendo que somente o Senhor sabe o que é “bom, perfeito e agradável” (Romanos 12.2)
O santo, isto é, aquele que é separado para Deus, deve ter em si a água da palavra e o fogo do Espírito, pois João batizou com água, mas Jesus verdadeiramente nos batiza com o Espírito Santo e com fogo (Lucas 3.16).
Unção significa revestimento de poder. O santo, aquele que é separado do pecado, é revestido de poder pelo Senhor, força espiritual para curar os enfermos, libertar os cativos, expulsar demônios, pregar o evangelho e anunciar o ano aceitável do Senhor (Marcos 16.17-18; Lucas 4.18).

o profano é aquele que tem furos, fendas e brechas em sua vida. É como um barco furado, que se inunda de água até o ponto em que começa a afundar. O pecado também gera dor, pois é como a ferida provocada por um instrumento perfurante, um espinho. Além disso, a palavra chol também significa “comum”, ou seja, “não separado para algo especial”. O santo pelo contrário, é separado para uma obra muito especial, para uma “soberana vocação em Cristo Jesus” (Filipenses 3.14).

Imundo significam “aquilo que precisa ser lavado com a água” ou “aquilo que precisa ser lavado pelo sangue de Cristo”. Em João 15, lemos que Jesus afirma que os santos, aqueles que estão conectados com ele (a videira), dão muito fruto, por isso ele os limpa para que dêem mais frutos. Mas Jesus afirma que os seus discípulos já estão “limpos pela água da palavra” (João 15.3). Somente quem foi limpo pela água da palavra pode verdadeiramente ter seus pecados lavados e estar junto com Deus, separados para Deus.

A palavra hebraica para “limpo” é ???? (thâhor), cuja raiz é o termo ?? (thar). Como vimos, a letra ? (tet) lembra a idéia de um balde, de um recipiente que contém alguma coisa. A segunda letra aqui é ? (resh), que significa “homem” ou “cabeça”. Unidas, as letras ?? (thar) dão origem à palavra “parede”, e passam a idéia de “aquilo que guarda o homem”, “aquilo que protege o homem” ou “um homem que se contém”. O homem que é limpo diante de Deus sabe controlar as suas atitudes, vive em santidade, e por isso está protegido por Deus e escondido nele. Há uma parede de anjos que o protege, e ele mesmo é firme como uma muralha, como uma casa edificada sobre a rocha, de modo que, vindo a tempestade, ela permanece firme.

Concluindo:

Medite nessas palavras, e descubra em Deus a verdadeira santidade.

::Por Daniel Lopez

Nenhum comentário:

Postar um comentário