terça-feira, 13 de setembro de 2011

A Restauração de Deus

Elias tinha experimentado grandes vitórias: fogo caiu do céu em resposta a sua oração, o povo caiu de joelhos admitindo que só o Senhor é o Deus verdadeiro, os profetas de Baal foram desmascarados, não chovia há três anos, e a chuva veio. Que experiências poderosas, experiências tremendas com o poder vivo de Deus. Mas, de repente diante da ameaça de uma única mulher Elias se paralisa. O que poderia ter acontecido com o profeta? De repente o profeta foge para o deserto, quer desistir de tudo, assume a postura de alguém que está profundamente afetado emocionalmente, Elias chega a ponto de pedir a morte. Dois extremos em tão pouco tempo. Outros homens na Bíblia passaram pela mesma tensão. Davi compõe salmos em meio a momentos de depressão profunda,Jó, no meio de sua profunda dor, relata suas angústias.

É possível que você diante de tantos problemas na sua vida esteja cansado, o cansaço vem da nossa essência, da nossa humanidade, talvez você como o profeta já tenha experimentado da presença, do cuidado, da graça de Deus, mas a sua humanidade o leva a fragilizar-se, a se cansar, a querer largar tudo, a desconfiar do cuidado, do plano de Deus para a sua vida.
Talvez você já orou, já se esforçou e nada, aí a perplexidade enche o seu coração, como encheu o coração do profeta. Tem gente que até adoece, a alma não consegue dar conta do turbilhão de emoções desordenadas e acaba somando se no corpo físico a dor que é da alma.

A FUGA COMO TENTATIVA DE SOLUÇÃO

Numa atitude essencialmente humana o profeta foge, vai pelo deserto, lugar inóspito, quente, mas lá no deserto o Senhor manda provisão, não era necessário temer, perder a sua vida, mas o cansaço cega o profeta. Às vezes a gente também foge, coloca toda a culpa dos nossos problemas em Deus e tenta fugir dele, mas a paciência de Deus insiste em nos guardar, em nos alimentar. Quando chegam os dias de noites escuras, àqueles que parece que nós não vamos suportar, nossa defesa são nossas cavernas, nos isolamos amedrontados, tem uma porção de gente escondidas em cavernas, tentando se esconder de Deus e não sabe nem porque está ali.

Nossas cavernas têm um nome: medo, desânimo, frustração, baixa estima, incredulidade. A caverna é o lugar da paralisia, lá nós não produzimos, nós não somos satisfeitos, há falta de tudo, há escassez, principalmente da presença de Deus, é lá que você acha que suas orações não são eficazes, nem ouvidas por Deus, não há louvor, nem gratidão, só amargura.

Interessante que por todo o percurso do profeta Deus esteve com ele, mas ele não conseguia enxergar isso, por causa da fadiga das circunstâncias. Deus sempre está conosco, sempre fala conosco, mas a nossa ansiedade não permite ouvi-lo.

NÓS NÃO PODEMOS VIVER PELO QUE VEMOS, MAS PELO QUE CREMOS. Filho de Deus não morre escondido em cavernas, filho de Deus vive na luz, não nas sombras, filho de Deus brilha (vv. 11-13).

A RESTAURAÇÃO DIVINA, VERDADEIRASOLUÇÃO

A tática de Deus foi de estressar Elias. Elias estava acostumado com experiências de peso, empolgantes, palpáveis, tangíveis, mas Deus queria mostrar-lhe a sua multiforme sabedoria, Deus queria acalmá-lo: permitiu-se encontrar no cicio tranqüilo e suave, bálsamo de Deus para uma mente ligada, ansiosa, estressada. Elias se achava o único responsável, o único com que Deus poderia contar, ele estava sobrecarregado, achando que as coisas só poderiam acontecer se fosse através dele. Mas, Deus nem sempre nos revela todas as coisas, Elias não sabia, mas havia 7000 homens fiéis a Deus em Israel.

A dinâmica de Deus em nos curar é surpreendente, Deus não dá uma bronca em Elias, Deus não cobra Elias, Deus apenas quer ouvir os motivos da boca de Elias, porque você está aqui? fale, desabafe, falar faz parte do processo. Talvez, você não consiga se desligar e por isso ainda não se permitiu ouvir a voz de Deus, mas hoje, as boas novas são: O Senhor vem a nós, à entrada da nossa caverna para nos tirar de lá. Para nos dar colo, experiência com a bondade dele. E Ele nos chama pelo nosso nome e pergunta: - porque você está nesta caverna, qual o motivo de você se esconder, se abrigar, se proteger nesta caverna?

O sair da caverna implica restituição, restauração de coisas perdidas, produzir, sentir-se capaz. Deus tira o profeta da caverna, para que ele volte a ser uma benção, Deus distribui missões, Elias volta à vida, ao seu prazer que era pregar a Palavra de Deus.
Deus tira o luto, o medo, à paralisia do profeta e o faz retornar a vida, Deus prova assim que confia no profeta, Deus reafirma a Elias a autoridade de profeta que nunca havia sido retirada, mas que Elias se julgava incapaz, impossibilitado de exercer.

CONCLUSÃO
Talvez você perdeu a confiança em si mesmo, mas Deus quer te tirar da caverna, para restituir aquilo que você perdeu ou acha que perdeu, restaurar seus sonhos, te dar novos, mudar a tua sorte, te fazer se sentir amado, aceito, capaz.
Esse é o ano da restituição de todas as nossas bênçãos perdidas e Deus tem prazer em tirar da caverna gente acanhada, fracassada,intimida, amedrontada, para restituir vida, para provar que Ele é Deus de vida em abundância, vida farta.

Artigo: Autor Desconhecido

Nenhum comentário:

Postar um comentário