quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Solteiro Cristão- o Exodo da espera


Tudo começou quando houve a emancipação da mulher que descobriu que poderia fazer grandes prodígios tanto quanto o homem. Aquela idéia de ser a “mulher do lar” começava a desaparecer e o desejo de ser independente economicamente era algo deslumbrante. Assim, aos poucos, mulheres de faixa etárias diferentes tornaram-se exigentes ao extremo na busca de seus parceiros. Os filmes hollywoodianos sempre apresentando lindas histórias de amor que começavam de qualquer maneira e no final sempre resultava em final feliz. Mesmo sabendo que era uma novela dramatizada, as mulheres sempre idealizam seus príncipes baseados nas novelas e filmes que aparecem na mídia. Padrões implantados na sociedade fora dos padrões cristãos facilitando a infelicidade de milhões de meninas ou jovens que ao chegarem na casa dos 20 anos, pensam em ter vários parceiros para encontrar o par ideal. Não existe mais o sonho de se guardar para o amado porque a onda é relacionar-se com vários parceiros. Mas, no final, no fundo da alma, as mulheres desejam ou sonham em se preservar para o marido que a amará até na velhice. Contudo, a pressão do mundo e a idéia do viver o hoje ou agora sem pensar vem acompanhado de conseqüências desastrosas. O que mais assusta são estes padrões aparecerem dentro das igrejas como algo comum onde à consciência sobre o pecado torna-se algo banal e sem entendimento.

Pra quê esperar?

A Bíblia, de Gênesis a Apocalipse, fala o tempo todo de um Deus estrategista. O Deus Todo Poderoso nas batalhas, criando defesas inimagináveis e com uma sutileza que homem algum poderia pensar ou mesmos aprender nas melhores universidades. E o mais extraordinário, quando podemos ser participantes deste projeto tão maravilhoso.

Os filhos de Deus foram criados para enfeitar este mundo de forma harmoniosa. Mesmo com toda agitação do dia-a-dia, não pode perder o entendimento que durante a vida, precisa colocar alvos e objetivos em oração para que seja feliz. Nosso Deus deseja que sejamos felizes por inteiro.

Você consegue imaginar Moisés, sem orientação de Deus, conduzindo aquele povo rebelde? Como tocar o coração de faraó para libertar o povo para adorar ao Senhor? Como ser manso diante da pressão do povo e suas próprias indagações? E nosso amigo Noé? Administrar algo que nunca fora feito, um grande barco onde teria que ser engenhosamente dividido e com a sabedoria de Deus saber onde e o que cada tripulante deveria fazer durante a estada naquela engenhoca? Essa unidade realizada por Deus fez a diferença e devemos andar em unidade com a igreja do Senhor para destruir as emboscadas de satanás. Estamos na luta da espera e precisamos nos unir para não cairmos em tentação. Exortando uns aos outros e cobrindo em oração, buscando objetivos e metas na casa de Deus e nas demais áreas. Deus entende que vivemos neste mundo e precisamos conquistar vitórias na área profissional, sendo exemplos de excelência, na igreja realizando o ministério que nos fora dado para edificação do corpo de Cristo e, sentimental sendo sarados, transformados de mente e coração em Sua presença.
Principalmente na área sentimental, não precisamos traçar esquemas para a conquista do amado porque sempre nos damos mal. Mas, podemos pedir a Deus que nos dê uma mãozinha perguntando aquilo que devemos fazer para chamar à atenção. Não adote modelos deturpados onde a vontade de Deus seja posta de lado e desejar namorar um rapaz que não se importe com seu ministério. Quais são os seus critérios atualmente? São baseados na Bíblia ou nos filmes de Hollywood? Ou será que está invejando outra pessoa e desejando que se separe para que o rapaz seja seu? Como imagina a sua família? Será que seu coração já meditou nisso ou desesperou-se porque todos ao redor estão com alguém e você não?

A Bíblia diz: “...examine-se o homem a si mesmo ....”, ore e peça a Deus para colocar no seu coração padrões que sejam Dele, pois, tudo na vida do cristão converge para a glória de Deus. (1 Corintios 11:28 – examinar-se).


Bem, êxodo significa “saída”. Por que esperar o amado, tão desejado parece uma jornada pelo deserto? O homem tem uma característica de ser inconstante e, basta um conflito para demonstrar o quanto é ingrato e inconseqüente. Nosso Deus todos os dias manda o sol, permite que a natureza cresça, nos dá a chuva, a brisa da manhã, o alimento e mesmo assim achamos que Ele deve fazer tudo o que desejamos. Quantas vezes, quando uma moça (o) de boa aparência aparece em algum lugar, pensamos: “Deus este bem poderia ser o teu (tua) escolhido (a)?” e aí começamos a fantasiar sem nem ao menos perguntar para Deus se devemos ter algum pensamento pela pessoa. Então, investimos com todas as armas e quando levamos um “fora” ou mesmo começamos um relacionamento errado ficamos peregrinando 40 anos pelo deserto como o povo de Israel não valorizamos os feitos do Senhor. Isto simplesmente porque não podemos esperar e preferimos murmurar ou mesmo agir por conta própria? Isso é precipitação e deixar-se dominar pelo coração. A Bíblia diz em Jeremias 17:9-10: "Enganoso é o coração, mais do que todas as cousas, e desesperadamente corrupto, quem o conhecerá? Eu, o Senhor, esquadrinho o coração…" . Se o coração é desesperado, com podemos confiar nele? A paixão representa um sentimento súbito que leva à pessoa a entregar-se de corpo e alma pelo objeto ou pessoa almejada. E, quanto cristão já sofreram e até se afastaram do Senhor, murmuraram contra o Deus que fez maravilhas em sua vida por causa deste sentimento tão forte.

O povo de Israel chegou ao ponto de reclamar tantas vezes que Moisés, um homem considerado manso se irritou e quebrou as tábuas da lei. Quantos jovens questionam sua fé pela demora do parceiro como se fosse fator primordial para a qualidade de vida? Imaturidade ... mas, você deve estar pensando? A autora deste livro nunca sentiu isso? Claro, diversas vezes! Mas, quando me arrependia amargamente por passar pelo deserto sem necessidade e retomava a caminhada com o auxílio do Espírito Santo. Deus nos guia no deserto, tratando a confiança e deficiências com amor sem igual. O povo hebreu aprendeu e conheceu quem era o seu Deus e da mesma forma trata com cada um de nós. Precisamos trabalhar a confiança porque o mesmo Deus que cura o câncer, abre o Mar Vermelho é poderoso para te dar um bom casamento no tempo Dele. Parece algo antagônico, mas se fizermos uma pesquisa de campo entre os jovens e adolescentes, perguntando sobre o poder de Deus, sobre as curas divinas e experiências sobrenaturais todos responderão que acreditam nestas maravilhas. Mas, quando em particular fala-se sobre esperar o amado não se espante ao ouvir que muitos não acreditam mais no casamento ou que desistiram da espera e resolveram “apelar” e agir por conta própria.

Na verdade, a sociedade deste século impõe que tudo deve ser para ontem e feito agora, nada de planejar o futuro e viver o instante de qualquer maneira. Afinal, quem sabe o dia da sua morte? Ou surge a idéia sobre a eterna juventude e o retardo da velhice e acaba transferindo o “agora” para o agir de Deus. O tempo de Deus é certo e o ponteiro do relógio diferente porque sabe o momento estratégico e muito bem planejado para cada acontecimento na vida de seus filhos. Nós, filhos mimados achamos que temos domínio sobre a vida e queremos dar ordem a Deus dizendo com quem devemos casar (sem saber quem é a pessoa – quem sonda o coração do homem?), que como príncipes temos que ter o emprego que achamos ser o certo ou mesmo estudar na faculdade que almejamos estudar sem saber a vontade de Deus. Quando sai tudo fora do “seu” planejado entra em colapso e culpa Deus.

A espera deveria ser algo tranqüilo e conseqüência de uma vida com Deus. Contudo, somos falhos e não seguimos bons conselhos como do irmão apóstolo Paulo, em 1 Coríntios 07:32 “ ... que as solteiras cuidem das coisas do Senhor ...”. Algo estratégico onde você aprende a vencer as dificuldades da vida e, consequentemente irá vencer as outras que virão ao lado da pessoa amada. Quando buscamos o reino, descobrimos quem é Deus para nós e como Ele nos inclui nos planos de salvação. Você amadurece não para ser feliz e sim, para ser companheiro do irmão amado na obra de Deus. Errôneo pensar que o outro irá te fazer feliz quando este papel é Deus (só ele que nos satisfaz).

Recomendações:

Seja um solteiro maduro para todas as áreas da vida.

Não fique presos à outros por dependência emocional,carência afetiac ou necessidade de satisfação

Pv 03:01-10

Obdedeça pai e mãe para que viva bem. Não perca seus valores!!

Busque em Deus o tempo certo para relacionar-se com outra pessoa.

Ore muito para não cair em tentação


: Por Liza Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário